domingo, 29 de janeiro de 2012

Pierre-Auguste Renoir

Pierre-Auguste Renoir  foi um dos mais célebres pintores franceses e um dos mais importantes nomes do movimento impressionista  a arte de se fazer pinturas luminosas e coloridas onde jamais se utiliza a cor preta.
Desde o princípio de sua carreira,suas obras foram influenciadas pelo sensualismo e pela elegância do estilo Rococó, sendo que seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos.
Percebendo que traço firme e riqueza de colorido eram coisas incompatíveis, Renoir concentrou-se em combinar o que tinha aprendido sobre cores, durante seu período impressionista, com métodos tradicionais de aplicação de tinta.
Nascido em Limoges, 25 de fevereiro de 1841; seu pai, Léonard, era alfaiate e sua mãe, Marguerite, costureira; eram uma família de classe média e em 1844, mudaram-se para Paris para tentar uma vida melhor. Renoir estudou até os 13 anos, depois começou a trabalhar em uma fábrica de porcelana dos Irmãos Lévy onde pintava buquês e flores em artigos de porcelana. Ficou na fábrica até os 17 anos e em 1862 após juntar dinheiro com seu trabalho, Renoir realiza seu sonho: aos 21 anos muda-se pra Parìs e entra para a École des Beaux-Arts de Paris ("Escola de belas artes"), e então 1863, Renoir abandonou a École des Beaux-Arts e passou a pintar ao ar livre, dando vida as suas obras.
{clique nas imagens para ver em tamanho grande}




 























Eu acho lindo o estilo do Renoir pintar, são tantas obras mais lindas que as outras que eu tive um pouco de deficuldade para escolher quais eu colocaria na postagem. Bem, a arte é bela não é mesmo? Um beijo e bom final de semana.

Nenhum comentário: