Madame Moitessier é o título dos retratos de Marie Clotilde Inès esposa do viúvo o rico banqueiro e comerciante Sigisbert Moitessier, iniciada em 1844 e concluída 12 anos depois do início de sua pintura, em 1856, por Jean-Auguste-Dominique Ingres .
Relutante em pintar os quadros por considerar que o
"retratar" era uma forma inferior de arte, ele inicialmente recusou o pedido de Sigisbert. No entanto, quando conheçeu Madame Ingres Moitessier, ele foi atingido por sua beleza e concordou em produzir seu retrato, ou melhor, seus retratos; assim ele começou a trabalhar na versão sentada, que originalmente era para incluir a filha do Moitessiers, Catherine, mas infelizmente o trabalho avançou lentamente fazendo Ingres mudar várias vezes a atitude e sobretudo o vestido e joias da Madame. Ingres, encontrando pouco"impossível" de incluir Catherine no quadro, eliminou-la a partir da composição por volta de 1847. Trabalho sobre a pintura foi suspensa em 1849, quando a morte da
esposa de Ingres o deixou impossibilitado de trabalhar por
vários meses, e Madame Moitessier também foi distraída por sua segunda gravidez
e a morte de seu pai.
Em junho de 1851, lambrando-se muito bem que o retrato dela ainda não tinha
sido concluído, Ingres começou de novo, pintando o retrato de pé dela,
que terminou em Dezembro de 1851. Ele então retornou para o retrato sentado, que terminou em 1856. Os retratos, estão atualmente na National Gallery em Londres.
Euiacho esses quadros lindos!!!!! Repare nos detalhes, garanto que voçe irá ver coisas que não tinha visto quando olhou pela primeira vez ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário